DRGE

A doença do refluxo gastroesofágico ou DRGE ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago (EIE) não se fecha apropriadamente e o conteúdo do estômago extravasa de volta para o esôfago. O EIE é um anel de músculo na parte inferior do esôfago que age como uma válvula entre o esôfago e o estômago. O esôfago transporta o alimento da boca para o estômago.

Quando o ácido refluído do estômago toca a parede do esôfago, ele causa uma sensação de queimação no tórax ou garganta denominada pirose (azia). O gosto do líquido pode até ser sentido na parte de trás da boca e é chamado de indigestão ácida. A azia que ocorre mais que duas vezes numa semana pode ser considerada DRGE e ela pode, eventualmente, conduzir a problemas mais sérios de saúde.

A DRGE está muito associada à hérnia de hiato.

Fonte: Federação Brasileira de Gastroenterologia

HÉRNIA DE HIATO

O músculo diafragma, localizado na transição entre o tórax e o abdomên, separa as duas cavidades corporais. Neste músculo existe um orifício conhecido por hiato esofágico, por onde o esôfago penetra na cavidade abdominal e se liga ao estômago.

A hérnia de hiato caracteriza-se por um enfraquecimento do diafragma e alargamento do orifício nele contido, pelo qual uma parte do estômago desliza em direção ao tórax. Este enfraquecimento pode causar refluxo esofágico.

Os principais sintomas da hérnia de hiato são: azia, eructações (arrotos) e refluxo dos ácidos estomacais que podem alcançar a garganta e provocar tosse ou sensação de vômito. A azia crônica pode causar úlceras e esofagite.

A causa é desconhecida, mas sabe-se que além dos problemas genéticos alguns outros fatores facilitam as hérnias em geral: idade avançada; excesso de peso; ingerir grandes quantidades de alimentos antes de se deitar; ingerir líquidos em excesso durante as refeições (principalmente gasosos); traumas abdominais e a prática de esportes que forcem a musculatura abdominal, como musculação e halterofilismo (levantamento de pesos). Crianças com hérnia de hiato geralmente nasceram com ela (congênita).

O tratamento da hérnia de hiato pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo do tamanho da hérnia e da intensidade do refluxo esofágico. Em alguns casos pode-se realizar a cirurgia por Videolaparoscopia.